10 dicas para organizar sua lista de casamento sem estresse
- 23/08/2019
- 472

A organização do casamento é sempre uma tarefa trabalhosa, que exige muita dedicação por parte dos noivos. Todos os detalhes da cerimônia religiosa e da festa devem ser preparados com atenção para que imprevistos indesejáveis sejam evitados, tornando o grande dia realmente inesquecível.
Uma das tarefas que mais exige tempo e disposição do casal é a organização da lista de convidados. Para facilitar esta tarefa, separamos algumas dicas que ajudarão os noivos a preparar a relação dos convidados com mais facilidade e sem estresse.
1 – Antecedência
A lista de convidados, assim como a maioria dos preparativos do casamento, deve começar a ser feita com antecedência, para evitar correria próxima à data do evento. Normalmente, a lista começa a ser elaborada com de um ano a seis meses de antecedência.
2 – Quantidade de convidados
Defina quantas pessoas serão convidadas para a cerimônia e para a festa do casamento. Sem este parâmetro, é impossível começar a listar os nomes de quem o casal pretende convidar.
No caso da festa, crianças costumam não ser consideradas na contagem dos buffets, por conta de não consumirem muitos itens. Porém, confirme com o responsável pela realização da celebração.
3 – Agrupamento
Para facilitar a inclusão dos nomes e quantidades de convidados que entrarão na lista, faça pequenos grupos de pessoas. Isto facilita o trabalho, além de evitar que os noivos se esqueçam de alguns convidados. É possível dividir as pessoas em grupos como padrinhos e madrinhas, familiares da noiva, familiares do noivo, colegas de trabalho da noiva, colegas de trabalho do noivo, etc.
Outro detalhe importante é contar com o fato de que algumas pessoas só comparecerão ao casamento se puderem levar um acompanhante. Assim, é de bom tom, nestes casos, deixar um convite em aberto para estas pessoas.
4 – Evite listas separadas
As listas podem até ser feitas de separadamente, porém, a relação definitiva deve ser única. Além de evitar confusões, o número de convidados costuma aumentar com listas separadas, o que pode extrapolar os planos e incidir sobre o orçamento destinado ao casório.
5 – Confirmação de presença
É possível pedir a confirmação da presença de convidados ou acompanhantes, por telefone ou via e-mail. Obviamente, nem todos confirmarão, mas cerca de 80% costumam confirmar.
6 – Convidados inesperados
Uma amiga quer levar alguém na festa e você não quer falar não? Não se preocupe, pois alguns convidados sempre acabam não comparecendo – o que dá lugar a outros.
Porém, não se permita passar apuros. Caso não considere conveniente o pedido, fale abertamente para a pessoa que a lista está fechada e não há como incluir pessoas.
7 – “Não comparecimento”
A porcentagem de convidados que não comparecem ao evento vai de 10% a 20% – segundo estimativas de especialistas em festas de casamento. Assim, convidados inesperados não costumam causar muitos problemas.
No entanto, considere esses índices para resolver casos especiais, como o descrito no item anterior. Jamais prepare a lista incluindo 10% ou 20% a mais de pessoas.
8 – Tickets individuais
Os buffets costumam oferecer aos noivos pequenos bilhetes que dão direito à entrada da pessoa no local do evento. A estratégia é muito bem vinda e facilita o controle de convidados.
9 – Revisão
Sempre que incluir ou retirar nomes, a lista deve ser revisada. Peça para alguém da família ajudar na revisão para que nenhum convidado seja esquecido. Jamais comece a entrega dos convites sem antes fechar a lista.
10 – Fechamento
A lista pode ser fechada com até dois meses de antecedência do evento. Este período é suficiente para que os convidados se preparem para o casamento. Além disso, é possível fazer alterações com tranquilidade, antes da data.